terça-feira, 26 de março de 2013

No aniversário de Porto Alegre, idosos têm aula sobre a cidade


Os alunos da Professora Mirian homenagearam o aniversário de Porto Alegre na aula desta manhã, nas dependências da casa. A primeira atividade foi a leitura de um texto sobre a história e os principais pontos turísticos da cidade, seguida de um jogo “caça-palavras” com o tema proposto no texto. Para fechar a aula, os idosos aprenderam e cantaram a música “Porto Alegre é Demais”, composta por José Fogaça.




Mirian Mundel é professora aposentada e realiza trabalho voluntário na Spaan há 6 anos. No começo, ela auxiliava os idosos nas refeições, mas logo começou a usar seus dotes de professora, e agora tem 12 alunos inscritos nas aulas de dança, que acontecem todas as quartas-feiras; e 15 idosos na aula de alfabetização e reciclagem (situação em que a pessoa já foi alfabetizada), que acontece duas vezes por semana.




A Professora Mirian explica que a intenção é manter o cérebro dos moradores do asilo em constante atividade. “A gente faz um resgate do método de alfabetização da época em que eles frequentaram a escola para que eles tenham mais familiaridade com o conteúdo das aulas.”

Seja também um voluntário. A Spaan necessita de serviços em diversas áreas, uma delas certamente combina com você. Nos faça uma visita ou entre em contato pelo telefone 3247 7400.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Capitão do Tetra é Campeão também de solidariedade.

A tarde de ontem foi de festa na Spaan. E com a participação de um convidado muito especial que dispensa apresentações: Dunga. Ele promoveu, com a ajuda de amigos, um chá dançante para os moradores da casa.



O evento teve direito a um mini salão de beleza, para que as vovós se arrumassem para a festa. A Banda Montagem Festa Show e o músico Gaúcho Fontana embalaram os mais animados com ritmos que foram desde canções clássicas do nosso nativismo até marchinhas conhecidas de carnaval.


No auge da festa, os idosos fizeram um trenzinho e arrastaram todos para a alegria. Até mesmo o nosso Capitão entrou na dança: "A retribuição é muito maior do que a gente pode dar. Eles precisam conversar, não é só festa, precisam de atenção. É fantástico. Querem me tocar, querem um beijo. Eu que sou muito fechado, quando eles me chamam, acabo me soltando mais." Contou Dunga.

Neste campo, você também pode jogar! Contribua com os idosos da Spaan! Clique aqui e saiba como.

terça-feira, 19 de março de 2013

Spaan recebe Banco Votorantim


A Spaan recebeu a visita das representantes do Banco Votorantim, Aline Ditta e Renata Pereira, responsáveis pela Superintendência  de Sustentabilidade da empresa.

No encontro, elas foram acompanhadas pela nossa equipe e puderam conhecer de perto o funcionamento de nossa casa e suas instalações, passando por todas as alas de dormitórios, pelos departamentos de nutrição, assistência social e fisioterapia, e ainda estiveram no refeitório e no salão de festas, onde estava acontecendo uma aula de dança para os idosos.


O Banco Votorantim tornou-se parceiro da Spaan no final de 2012, quando realizou uma significativa doação para nosso projeto, através do Fundo do Idoso, e essa foi a primeira visita de uma equipe da empresa à sede da Spaan.

 Aline Ditta declarou por e-mail que teve uma impressão positiva da instituição: “consideramos ter feito uma escolha acertada, ao investir recursos no projeto de uma entidade de reconhecida atuação na sociedade, bem como de relevantes serviços prestados a uma parcela da sociedade nem sempre atendida.” A representante também frisou que é de interesse do Banco Votorantim dar continuidade às contribuições com os nossos projetos.

Seja você também um parceiro da Spaan! Saiba como em www.spaan.org.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mãos à obra!


Foi assinado na tarde dessa terça-feira (12) o contrato de prestação de serviço para a reforma do pavilhão B do prédio 2 da Spaan. A obra será financiada com recursos captados através de doações de empresas parceiras e pessoas físicas, com dedução no IR, via Fundo Municipal do Idoso.


Com a reforma, o pavilhão, que hoje encontra-se interditado devido a infiltrações e afundamento do solo, poderá ser reaproveitado, ampliando a capacidade de vagas do asilo e proporcionando maior espaço para convivência e melhoria na qualidade de vida de seus moradores.

O serviço será realizado pela construtora San & Conti, que venceu a concorrência de preços vinculada ao orçamento nº 2430, de 25 de fevereiro de 2013. As obras têm início imediato, e a previsão de entrega do prédio reformado é para agosto deste ano, mas a maior dificuldade ainda é a falta de material de construção. Por conta disso, está em andamento a campanha de doação de materiais para a Spaan.


Estiveram presentes na reunião de início dos trabalhos, representando a Spaan, o Vice-Presidente, Sr. Geraldo Sander, o gerente administrativo Agostinho Magnaguagno  e o gestor de projetos Paulo Bertoletti; em nome da construtora, o sócio Nelson Bengochêa e o engenheiro responsável técnico pela obra, Sílvio Azevedo Neto; além do Secretário adjunto Municipal de Obras e Viação, João Pancinha e dos engenheiros do DEP da prefeitura de Porto Alegre, Marcelo Daldon e Francisco Pinto.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Hora do Lanche

Em maio de 2012, a estudante Débora Calegari, de 16 anos teve uma ideia. Ela queria ajudar as pessoas necessitadas de alguma forma. Falou com sua mãe, a secretária Maria Madalena Calegari e, juntas, elas vieram até a Spaan.

Desde então, uma vez por mês as duas vêm acompanhadas da avó de Débora, Dona Amália, e distribuem lanches para os moradores da Spaan. O cardápio é elaborado com o auxílio o setor de nutrição aqui da entidade. Elas oferecem pastéis, tortas, bolos... A maioria os itens é feita em casa, pela própria Maria Madalena, que toma o cuidado de separar ingredientes especiais para os idosos diabéticos.

Enquanto sua mãe e sua avó distribuem os lanches, Débora aproveita para fazer as unhas das moradoras. Maria Madalena diz que a sensação de ajudar  a quem precisa é gratificante. “Viemos fazer uma visita e não saímos mais.” Conta a secretária.