segunda-feira, 27 de maio de 2013

Segunda e quinta são os dias da beleza na Spaan!

Toda semana, voluntárias aproveitam seu dia de folga nos salões de beleza e vêm até a casa para cortar o cabelo e fazer as unhas das idosas que moram na Spaan. O serviço é realizado em uma sala organizada com equipamentos de salões de beleza doados pela comunidade, com grande participação do Capitão do Tetra, o Dunga, parceiro importante da Spaan.


Sempre que há atividade no Salão de Beleza da Spaan, é formada uma fila de senhoras que aproveitam para colocar o papo em dia enquanto esperam para serem atendidas, como em todo salão que se preze.


Donatila dos Santos é uma dessas voluntárias, ela chegou até a Spaan por indicação da ONG Parceiros Voluntários, passou por uma entrevista com a assistente social da Spaan, e há 3 anos vem todas as quintas-feiras fazer as unhas das vovós da casa. Donatila conta que atende em média 15 idosas por dia. "Gosto muito de trabalhar aqui, pois acabo acompanhando a vida delas (as idosas atendidas) e fazendo amizade." Completa a manicure.

Esta atividade contribui para a melhoria da autoestima dos moradores da Spaan. Mas há muitas opções de trabalho voluntário. Informe-se pelo telefone 3247-7400 e junte-se a nós!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tarde agitada para os Vovôs da Spaan

Nessa segunda-feira, os moradores da casa foram surpreendidos por uma visita muito especial. Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Mariano Beck ocuparam o palco do nosso salão de festas e encheram o ambiente de alegria e carinho.


Foram apresentadas três atrações: Primeiro, uma peça de teatro encenada pelas crianças, com direito a figurino e cenografia. Em seguida, eles organizaram uma roda  de poesia onde leram poemas e hai kais que os próprios alunos escreveram nas aulas de português. E por fim, houve um número de dança que emocionou a todos.


Acreditamos que essa ação de aproximar juventude e experiência é positiva para os dois lados. Os idosos se sentem valorizados com as visitas e as crianças aprendem desde cedo a importância da solidariedade. Parabéns à direção da escola pela iniciativa. E obrigado pela visita. Voltem sempre!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Entregues os novos freezeres na Spaan.

Os equipamentos foram custeados com recursos de doações através do Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre. Com a entrega dos equipamentos, a instituição finaliza mais uma etapa do projeto constante de melhorias para a qualidade de vida dos idosos.



Dessa forma, com os três freezeres de 400 litros de capacidade instalados hoje, será possível uma melhor armazenagem de alimentos, evitando desperdício e dando condições ao setor de nutrição da Spaan de efetuar compras em quantidades maiores, o que gera maior economia.

Este é só um exemplo do que a sua ajuda através do Fundo Municipal do Idoso pode proporcionar. Saiba como fazer a sua doação pela internet com dedução no Imposto de Renda aqui.

sábado, 11 de maio de 2013

Um Dia das Mães feliz na Spaan

Como já é tradição, o pessoal da Confraria União Cooks do Grêmio Náutico União proporcionou um almoço especial em homenagem ao Dia das Mães no salão de festas da Spaan. Com a ajuda das equipes de nutrição , de enfermagem e do serviço social da casa, todos os idosos puderam aproveitar este sábado festivo.


No cardápio, um galeto assado na hora, acompanhado de macarrão e salada, e na sobremesa sorvete. A música ficou por conta da Banda São Jorge, que animou o ambiente com muito samba de raiz e marchinhas de carnaval.


Depois do almoço, os alunos idosos da Professora Mirian recitaram um texto sobre o Amor, para marcar a data. E no encerramento da festividade, todas as idosas receberam presentes pelo Dia das Mães.



Agradecemos a todos que contribuíram para tornar doce e alegre esta data para os moradores da Spaan!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Inaugurada a Nova Sala de Aula da Spaan

Os alunos da Professora Mirian podem agora aproveitar toda a estrutura da nova sala, instalada na Ala dos Cravos da casa. Além de mais ventilado e com maior incidência de iluminação natural, o espaço dispõe de nova mobília e até de uma televisão de LCD, proveniente de doação, que será usada para a exibição de filmes para complementar as lições dadas em aula.


Outra novidade é o quadro branco, adquirido pela entidade com recursos captados através do Fundo Municipal do Idoso. Os vovôs e vovós se mostraram empolgados com as novidades. A adesão do primeiro dia na nova sala foi acima da média.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Você conhece a técnica artesanal do couro argentino?

Novidades no curso de artesanato para os moradores da Spaan. A aula de hoje foi sobre a técnica do couro argentino. Trata-se de realizar colagem de pedaços de rolos de papel higiênico e de filtros de café usados na superfície de garrafas vazias. Além de utilizar exclusivamente materiais recicláveis, os trabalhos ficam muito bonitos. As garrafas finalizadas são belíssimas peças de decoração.


Quem trouxe a técnica para o curso foi a estudante de design Letícia Cunha. Ela disse que aprendeu esse e outros trabalhos com sua avó artesã. E que foi também por causa da arte que escolheu a carreira de designer. Letícia se juntou hoje ao time de voluntários da Spaan, a estudante trará toda quarta e toda sexta uma técnica de arte nova para ensinar aos idosos. Grande iniciativa!


As garrafas decoradas na aula de hoje já estarão à venda no Bazar do Dia das Mães a partir deste sábado, juntamente com outros artigos confeccionados pelos moradores da Spaan. Venha conferir!