sexta-feira, 28 de março de 2014

Em alto e bom som

A Vitasons está realizando uma ação que vai beneficiar muitos idosos da casa. A empresa fez uma campanha para que seus clientes, ao trocarem seus aparelhos auditivos, doassem o aparelho antigo para nossos idosos. A iniciativa foi um sucesso de adesão: mesmo após o fim da campanha, alguns clientes continuam realizando doações espontaneamente.


Nesta semana, as fonoaudiólogas Lizandra Oliveira Beier e Camila Motta Sebben visitaram a Spaan e começaram a realizar uma triagem para saber quais os idosos necessitam receber os aparelhos doados. Elas explicam que inicialmente é feito um exame para verificar a incidência de cera nos ouvidos. Caso a cera não seja detectada, o idoso é submetido a uma audiometria para verificar seu grau de surdez, e assim determinar, dentre os aparelhos doados, qual é o que melhor se adapta ao seu caso.

Na primeira visita foram examinados 11 moradores extraídos de uma lista fornecida pelo setor de enfermagem da Spaan, que levou em conta a necessidade e a autonomia do idoso para realizar a manutenção do aparelho e os cuidados no uso. Estes primeiros moradores já devem receber os aparelhos na próxima visita.

A intenção é de que as fonoaudiólogas realizem visitas mensais à Spaan para, após contemplar  com os aparelhos os idosos que necessitarem, dar continuidade ao projeto, realizando eventuais manutenções ou trocas, para que os idosos da Spaan possam dispor de uma atenção constante quanto à sua audição, proporcionando a eles uma melhor qualidade de vida.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dunga inaugura festividades na Spaan em 2014

Do lado de fora, uma tarde chuvosa. Mas dentro do Salão de eventos da Spaan o que se via hoje era uma festa com muita animação, muita solidariedade e muito calor humano. O Capitão do Tetra, como já é tradição, visitou nossos vovôs e trouxe com ele um grupo de amigos que transformou a tarde dentro da casa.


Dunga trouxe salgados, torta e refrigerante para todos, além de músicos que tocaram desde marchinhas famosas de carnaval até grades clássicos da música gauchesca. Tudo o que nossos idosos mais gostam para cair na dança.


A tarde começou com uma apresentação do grupo de dança da Spaan, Querer é Poder, que homenagiou nosso ilustre visitante. Em seguida, todos foram convidados para o baile. Foram duas horas de alegria que encheram de esperança e felicidade os moradores da casa.


No final da festa, depois de muitas fotos ao lado de cada idoso que o solicitava, Dunga, que teve uma passagem em sua carreira na Itália, conversou com Isidro, professor de línguas aposentado que reside na Spaan, demonstrando um tipo de atenção que poucos são capazes de proporcionar a ele no dia-a-dia.


Para saber mais sobre a festa de Dunga na Spaan, assista o SBT Rio Grande na próxima terça (25/03) às 7:00 da manhã.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Por mais segurança para nossos idosos

Foi assinado nesta tarde o contrato de prestação de serviços entre a VN Pré-moldados e a Spaan, para a substituição do cercamento do terreno de nossa sede. As atuais telas, já gastas e com algumas aberturas devido à ação do tempo, serão substituídas por gradis de concreto pré-moldado. Os gradis proporcionarão maior segurança para nossos idosos, além de serem infinitamente mais duráveis.


As obras estão previstas para terem início já no mês de abril e serão totalmente financiadas com recursos doados pela comunidade através do Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre. Ou seja, aquela sua doação dedutível do seu Imposto de Renda proporcionou mais esta melhoria na vida de nossos idosos.

Se você ainda não contribuiu, saiba como fazer em www.spaan.org.br