sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Uma entidade inclusiva

A Prefeitura de Porto Alegre conferiu à Spaan o Selo de Acessibilidade. A entrega do certificado aconteceu nesta manhã no auditório do prédio do CIEE, na Av Dom Pdro II, 861.


O Pesidente da Spaan, Geraldo Sander, representou a entidade na cerimônia, que teve a presença do Vice-Prefeirto de Porto Alegre, Sebastião Melo; do Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen; além de outras autoridades e demais homenageados.

Cohen declarou que quanto mais Selos são distribuidos significa que melhor a cidade está atendendo seus portadores de deficiência.

A Spaan vem tratando o assunto com bastante seriedade e eficácia. Já foram implantados sanitários e mesas de refeição adaptados para cadeirantes, rampas de acesso com corrimão em todas as alas, luzes de iluminação noturna nos corredores das áreas comuns, e está em fase de colocação a nova calçada com piso tátil, para deficienmtes visuais.





segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dia de agradecer o amor e a solidadriedade


No último dia 20, a Spaan organizou em seu salão de eventos uma confraternização entre os seus voluntários para agradecer o esforço daqueles que se doam o ano todo para garantir o bem-estar de nossos moradores.


O evento começou com um discurso de agradecimento do coordenador de voluntariado da Spaan, Luiz Niederauer. Em sua fala, Luiz enalteceu o nobre trabalho que todos vem desenvolvendo, seja no trato com os idosos, seja no auxílio com a organização dos Feirões e em outras atividades não menos importantes. E terminou garantindo maior diálogo e participação dos voluntários no planejamento das atividades em 2015.


Cada voluntário presente recebeu um diploma nominal em agradecimento ao seu trabalho em prol da casa, e a voluntária Doraci Rampanelli, a Dô, foi a grande homenageada da tarde, recebendo um poster com fotos dela interagindo com os idosos em nome de toda a atenção, amizade, amor e carinho que sempre dedicou a todos os moradores da Spaan.


Venha você também ser um voluntário aqui na Spaan! Mais do que em uma confraternização de final de ano, a gratidão é expressa todos os dias, nos sorrisos e nas histórias que nossos idosos têm pra contar. Agende uma visita pelo telefone 3247-7433.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Fruta é importante dos 8 aos 80!



Os idosos da Spaan resceberam a visita da turminha do primeiro ano do Colégio Bom Jesus São Luiz. As crianças, com média de 7 anos de idade, fizeram uma apresentação para os moradores da casa sobre a importância de comer fruta em qualquer idade. Em seguida, numa atividade de interação, idosos e crianças fizeram miniaturas das frutas com massa de modelar, e as crianças ofereceram frutas trazidas pelo pessoal do colégio aos idosos.




A Professora Inês Luvison relatou que a atividade faz parte do projeto Virtudes e Atitudes, desenvolvido pela escola; e que a virtude ensinada aos alunos do primeiro ano é o respeito às diferenças. Ainda segundo a Professora, a temática da alimentação foi escolhida justamente porque comer frutas é importante tanto para as crianças quanto para os idosos.




quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Funcionários da Spaan recebem palestra sobre Disfagia


A Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS, Dra. Maira Rozenfeld Olchik, apresentou na tarde de ontem na Spaan uma palestra sobre Disfagia (dificuldade para engolir os alimentos). A Professora foi assistida em sua apresentação pelas alunas Gabriela Machado, Lílian Benin, Lisiany Prestes e Rayane Fraga.



Os funcionários da Spaan, sobretudo dos setores de enfermagem e nutrição, receberam informações sobre como identificar a disfagia, sobre os riscos que ela representa para o idoso, e quais as orientações e cuidados devem ser observados nestes casos.


A palestra faz parte do programa de capacitação do quadro da entidade, na busca constante de excelência no atendimento aos moradores da Spaan.



  A Dra. Maira destacou que este foi apenas o ponto inicial de sua atuação junto à Spaan: no primeiro semestre de 2015, a Professora recrutará uma turma de estágio para diagnosticar a disfagia além de outros distúrbios que possam contar com o auxílio da fonoaudiologia para serem tratados.


Com o projeto, a Spaan tem amenizada sua carência nesta área fundamental na assistência aos idosos, que é a fonoaudiologia.