quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmara de Porto Alegre presta homenagem à Spaan



No dia 12 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem aos 80 anos de fundação da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados durante o período de Comunicações da sessão plenária. A instituição foi fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Club Porto Alegre e presta assistência atualmente a 150 idosos em sua sede na Avenida Nonoai, 600, zona Sul da Capital.


A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da CMPA. "Esta homenagem é para chamar a atenção da sociedade para o trabalho da Spaan. Trata-se de um trabalho que precisa de apoio continuado e que, com maior mobilização da sociedade e dos governos, poderá receber muito mais idosos", observou a presidente do Legislativo, vereadora Sofia Cavedon (PT).

O vereador Carlos Todeschini (PT), que falou em nome da Mesa Diretora, fez um relato do trabalho desenvolvido pela Spaan. "É uma entidade que busca amparar idosos com qualidade de vida", lembrou ele. Destacou que a instituição já acolheu milhares de pessoas carentes desde sua fundação. "São idosos que recebem seis refeições por dia, assistência médica, acompanhamento psicológico e atividades de recreação e lazer. "A Spaan sobrevive com verbas dos proventos dos próprios internos e com repasses governamentais e de doadores, além de arrecadação com o brechó e com atividades beneficentes. Mas isso não é suficiente para cobrir todas as despesas", lamentou Todeschini, que apelou à sociedade civil e ao poder público para que auxiliem mais a instituição.


Geraldo Hugo Sander, 1º vice-presidente da Spaan agradeceu a homenagem, o carinho e o interesse que o Legislativo sempre demonstrou em atenção aos assuntos pertinentes a instituição. Também agradeceu à comunidade porto-alegrense pelas suas contribuições e a dedicação do trabalho voluntariado, "que presta uma inestimável ajuda para a sustentação das atividades da Spaan". Sander informou que a instituição recebe ajuda dos cofres públicos, através da Fasc, mas que não é o suficiente para a manutenção da Casa. Ele sugeriu que seja elevado o patamar da verba repassada pela Fasc, com o objetivo de atender o número dos idosos efetivamente abrigados pela instituição, os quais, segundo ele, também ajudaram a construir o País.

Também usaram a tribuna os vereadores:

IDOSOS – João Carlos Nedel (PP) lembrou que no Brasil existem 8,6% de idosos. Este fato segundo ele, se deve aos avanços obtidos pela ciência no campo da saúde, mas as famílias ainda não estão preparadas para isto. Para ele, não existe situação mais triste que a solidão e o desamparo, depois de uma vida de doações para os filhos. "É importante que as famílias se preparem para cuidar de seus idosos oferecendo muito amor e carinho". (RT)

ESTADO – Luiz Braz (PSDB) afirmou que a ciência tem feito muitas pesquisas para que o ser humano tenha mais tempo de vida. O Estado, disse ele, não prevê o que seria necessário para que os idosos tenham uma boa qualidade na velhice. "Agora se criou mais um problema, as pessoas vivendo mais sem ter condições". Braz entende que o Estado deveria olhar mais os idosos, e liberando um pouco a responsabilidade das instituições. (RT)

VELHICE – Elói Guimarães (PTB) afirmou que as pessoas que conseguem envelhecer são as que vivem de bem com a vida. “A velhice é uma generosidade divina”, afirmou. Elói disse concordar que a medicina realiza pesquisas para a longevidade das pessoas, "mas é preciso também que eles tenham uma boa qualidade e condições de final de vida". A Spaan, na sua opinião, precisa de solidariedade que pode ser expressa das mais diversas formas.



A cantora Leny Caldeira, moradora da Spaan, realizou apresentação durante a sessão representando os idosos da instituição.


Representantes da diretoria da Spaan, funcionários, voluntários, idosos e integrantes do Rotary Porto Alegre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário